segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O blog

                              

               Mas afinal o que é o blog? 
            Passatempo, diversão, exibição pessoal de falsas — ou verdadeiras de opiniões de quem escreve?
A mim me parece que não.  O blogueiro de coração não escreve por escrever, nem aparecer, nem ficar famoso, muito menos com pretensões de entrar para a ABL.  Duvido muito que alguém não conheça a sigla.  Academia Brasileira de Letras, onde se concentram, e concentraram grandes cérebros pensantes da literatura.  Não, que ninguém pense que a Academia só escolhe seus membros dentre os literatos.  O doutor Ivo Pitanguy, por exemplo, foi acadêmico.  Seus trabalhos publicados mundo afora autorizavam isto.  Literatura? Sim, sobre cirurgia plástica e suas implicações!
            O blog é opinativo.  O blog é debochado.  O blog é agressivo, ou o contrário. Está nas mãos de jornalistas conhecidos, assim como de que nada tem com opinativo da mídia.  Talvez uma espécie dos antigos diários, onde adolescentes guardavam a sete chaves?  Parece que não, pois eram textos escondidos, pessoais, que diziam respeito só ao autor, enquanto essa novidade é dirigida a todos.  Acredito que todos nós blogueiros sintamos uma gostosa e livre maneira de expressar-nos, como estou fazendo agora.  Lula não presta, é um ladrão contumaz e pensa que o povo é idiota, seria, e é, uma verdade do blog e outra do processo criminal onde foi condenado.  Estas são afirmações do blog.  Cometeu crime, quem escreveu e postou?  Que responda, mas acredito que poucos blogueiros tenham foro privilegiado!
             Sobretudo, ele não pode ser mero divertimento.  O que a internet permite e permitiu, Umberto Eco, não foi dar voz aos idiotas analfabetos.  Sua opinião é válida, claro, mas não é como verdade matemática.  Até hoje é discutido qual é o verdadeiro postulado de Euclides.  Sabe Eco, garanto que você não sabia!  Aí mora a verdade blogueira.  Neologismo, bem o sei, mas dou de volta uma opinião que entendo descabida. 
            Assim vamos.  Parágrafo por parágrafo está construído o texto.  Dizem, eu não sei se é verdade, que Saramago manteve um  enquanto vivo.  
            Que me corrijam os colegas e amigos blogueiros.

               

11 comentários:

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Pois sigamos blogando, meu caro Jorge. Livre, opinativa e debochadamente!

Célia disse...

Precisamos lacrar a liberdade de opinião, ainda que no blog, tão somente... Mas, é nosso momento. Ou não? Por aqui está tudo tão, mas tão estranho que: - "Vou-me embora pra Pasárgada Lá sou amigo do rei. Lá tenho a mulher que eu quero. Na cama que escolherei. Vou-me embora pra Pasárgada"...
Quem sabe fica melhor escrever por lá... Aqui está sufocante!
Abraço.

Tais Luso de Carvalho disse...

Jorge, Há mais de 10 anos, blog queria dizer um 'pequeno diário', foi criado para isso, tanto é que havia uma ferramente para postagem imediata. Mas ninguém fez de seu blog algo íntimo e sim um espaço que pudesse colocar suas ideias. E assim foi nascendo democraticamente um espaço para todos que pretendiam se manifestar acerca de algo. Então veio algo para todas as manifestações, desde aulinhas de croché, poesia, crônicas e contos, notícias, enfim, jornalismo. Há algo mais democrático e gostoso? É a melhor forma de dizermos o que queremos sem sermos interrompidos! Tem tudo para todos os gostos! E exibicionismos acredito que tenha, sim, mas não nos blogs e sim nas redes sociais. Blog se tornou espaço para opinião. Certo, meu amigo Jorge?
Um beijo e uma ótima semana!

Unknown disse...

Mto bom ler o que vc escreve!

Ana Bailune disse...

Olá, Jorge. Não sei sobre Saramago, mas acho que sempre terei um blog. Por necessidade pessoal de me expressar, mesmo que seja muito pouco lida, e quando lida, pouco considerada. Ah, eu poderia escrever em um caderno e fechá-lo em uma gaveta - fiz isso a vida toda - mas agora eu sinto que alguma coisa do que eu digo pode servir para alguém.

Adoro ler e escrever, é metade da minha vida. Não sinto solidão. Não sinto vazios. Não tenho medo (não mais) de de dizer o que penso. Escrever me deu coragem e discernimento. Abriu janelas e porta que se encontravam trancadas dentro de mim mesma. Agregou e afastou pessoas.

Abraços.

Carmem Velloso disse...

Sabe, Jorge, às vezes penso em manter um também. Mas se me permite, meu amigo, você posta muito pouco. Já reparei, um por mês, certo? Vou além. Suas postagens são excelentes, como esta!
Beijo
Carmem

Iná disse...

Olha,Jorge,na biografia de Saramago não consta que ele teve um blog,mas é possível que tenha tido sim,gosto de ler as coisas que você posta,eu queria ver seu lado poético mais exposto,gosto das suas crônicas,contos,você é um excelente crítico político,corajoso e destemido para expressar suas opiniões, doa à quem doer,vou vir visita-lo aqui mais vezes,gostei da postagem,continue...
Beijos!
Iná

Tais Luso de Carvalho disse...

Jorge, esclarecendo aos seus e meus amigos:
Saramago tinha um blog que se chamava 'O Caderno/ 2008
Numa sexta-feira (18), dia de sua morte, o blog estava com o seu texto "Pensar, pensar", uma pequena reflexão do autor sobre a sociedade atual.

- "Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, não vamos a parte nenhuma".

https://www.publico.pt/2010/06/18/culturaipsilon/noticia/o-caderno-jose-saramago-bloguista-1442537

bjs

Eduarda Krass disse...

Jorge, gostei da paulada no Umberto Eco, de valor fora de qualquer suspeita, mas intrometido em assunto que não conhece. Você mesmo tem um artigo sobre Aristóteles, que atrasou a Física milênios, quando afirmou que corpos de maior massa, em queda livre, os mais pesados caem primeiro, quando atirados da mesma altura e ao mesmo tempo. Galileu mostrou o erro, quando provou que todos caem ao mesmo tempo, pois age sobre eles uma única força: a gravidade, que é universal. Admiro seu conhecimento, que mostrou nesta postagem. Grande abraço, meu amigo. Desculpe a falta de referência. Não devo fornecer.
Eduarda

Rita de Cássia Zuim Lavoyer disse...

Fui fanática por blog. Mantenho o meu, singelo, confirme vou criando, guardo ali, no meu cofre aberto a quem por ele se interessar.
Seu blog é ótimo, Jorge.

petuninha disse...

Compreendo que o blog é um meio de expressar idéias interessantes sobre pensamentos e opiniões do que ocorre na sociedade humana e que merece ser lido e opinado com inteligência, assim como quem o escreve faz.

Um blog para mim é um instrumento espetacular de troca de idéias. Tenho blog com vários amigos, como o PEAPAZ, Poetas e escritores do amor e da paz, do qual gosto e admiro. Um blog só meu, penso que deveria ser bem pensado, ter um objetivo do que quero expor. Penso que requer de minha parte um tempo que seja semanal, ou mais vezes. Aí, imagino que não conseguiria mantê-lo como desejo, numa sequência. É provável que me falte disciplina para consegui-lo, mas sempre gosto de opinar, de aprender de escrever e de trocar opiniões.

Admiro o blog do Jorge Cortáz, pelas idéias amadurecidas, pelo conhecimento que tem e os assuntos que oferece. É um ótimo cronista nas ponderações que faz, no estilo limpo e sincero.

Olhem, é uma ótima idéia ter um blog. Talvez um dia eu me decida a chegar lá...

Abraços da Petuninha.