quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Invenção não é mentira

                                  

            Gosto tanto da fantasia como da realidade.
            Fácil entender.  De anos para cá, dediquei-me exclusivamente a escrever.  No início só crônicas e contos, que acabaram se tornando três livros. Nada demais, apenas textos.  Mas quem escreve não parte do nada.  Assim é que a partir de um fato ou caso, ou mesmo pessoa existente, coloca-se uma boa dose de fantasia nela.  Veja bem, fantasia, mentira não.
            É muito diferente!  Um campo de flores e outro só de grama vagabunda, capim mesmo.  Ora, o lugar florido é muito mais bonito.  Beleza em si mesma, posso ficar calado e pronto.  Assunto resolvido.  Já o outro, a gente inventa.  Coloca um belo cavalo, ou robusta vaca pastando e a cena se modifica.  Caso seja uma bela mulher montando o cavalo citado, como uma dama mesmo, a cena muda bastante.  Caso seja loura, esteja nua e com os longos cabelos escondendo parte do seu corpo, vira outra Godiva, e aí já é obra de arte.
            Então repito: invenção e mentira são muito diferentes. 

12 comentários:

Célia disse...

Viajei nesse campo de flores e, grama de alto nível... Afinal, a grama do vizinho é sempre mais verde. E, nem sempre consigo um bom gramado para minhas "invencionices"...
Abraço.

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

É sempre necessária e pertinente a distinção entre uma e outra coisa... para balizar a arte e a vida também! Abraços, Jorge.

petuninha disse...

Compreendo que tanto na invenção como na mentira, situam-se ficção e realidade que podem ter ocorrido ou ocorrer em qualquer lugar deste planeta.
Abraço,
Petuninha.

Carmem Velloso disse...

Gosto das suas definições, Jorge. São bastante claras. Um campo com flores, naturalmente é bem mais interessante do que um sem atrativos. Mas a Lady Godiva, sem dúvida, muda tudo. É invenção. Mentiras já bastam as que somos obrigados a engolir.
Beijo,
Carmem

Tais Luso de Carvalho disse...

É... nesse caso da sua 'crônica' procede, sim, o que você diz. Mas também já ouvimos muitas vezes alguém chegar e dizer:

- Isso não aconteceu, você inventou!!

E aí fecha o barraco! Então tudo tem dois lados, a questão é como é dito e em que circunstância. Essa palavra pode ter dois sentidos, não? Mas bem pensado da sua parte, no caso que li está muito bem aplicado!

Beijo, Jorge!

Caio Martins disse...

É, singelamente,isso mesmo, Jorge. Permitindo-me, assino junto! Forte abraço, parceiro!

Iná disse...

Querido Jorge,a invenção,"fantasia",faz o mundo mais bonito,já a mentira é intolerável.
Estou de pleno acordo com as suas palavras.
Beijos.
Iná.

marcia disse...

Jorge,é exatamente isso!bjus

Rita de Cássia Zuim Lavoyer disse...

Gostei muito muito desta tua invenção aqui.

Rita de Cássia Zuim Lavoyer disse...

Gostei muito muito desta tua invenção aqui.

Unknown disse...

Isso aí, Jorge, invenção e mentira são diferentes. Abr. Mardilê

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Jorge, muito obrigada, meu amigo, desejo a você e família um lindo ano, com paz e saúde, que seja um ano mais iluminado para nós, brasileiros!
beijo, boa virada!